super planner + bancos de questões
Nós pensamos em tudo
Leia toda a página, por completo.
1. Para quem esta página é indicada?
Se você recebeu o link desta página, provavelmente você pretende usar o Super Planner FluidMed e também estudar tendo como base algum cursinho ou banco de questões que não seja o cursinho mais famoso.
2. E então, como funciona?
Bem, a primeira coisa que o aluno precisa entender é que o Super Planner é um software muito diferente das "plataformas de métricas". Essas plataformas basicamente pegam qualquer tema e analisam a performance que o aluno tem, mostrando depois a dashboard, evolução e etc. E gerando recomendações baseadas nisso.
Veja que, nesse caso, tanto faz se o nome do tema é "Anemia ferropriva" ou "Astrofísica", uma vez que o nome dado a esse tema não carrega em si nenhum outro dado ou informação.
3. Entendi, qual a diferença do Super Planner, então?
O Super Planner utiliza diversos dados relacionados a cada tema para gerar recomendações indicando O QUE, QUANTO e QUANDO estudar.
Ou seja: se o aluno simplesmente escreve o nome de um tema aleatório (ex: "Astrofísica"), o Super Planner não possui nenhuma informação desse tema e não consegue gerar recomendações. Isso ocorre pois as recomendações aqui não são aleatórias (ex: faça 60 questões de cada tema e revise mais o que erra mais. Oi?). As recomendações do Super Planner são amplamente baseadas em dados e estatística, alocam cada hora do seu tempo onde é possível gerar mais resultado.
4. Ok, mas por que já não cadastraram todos os temas, então?
É nessa pergunta que precisávamos chegar: a resposta mais simples é "custo".
Veja bem, imagine que você tenha que classificar uma prova da USP-SP em temas (lembre que fazemos isso pra 150 bancas de todo o Brasil, para todos os anos desde 2019). O trabalho investido para classificar essa prova de acordo com a divisão de temas do cursinho mais famoso é X. Se tivéssemos que pegar todas as divisões de temas de todos os cursinhos (vários deles dividem a medicina em 400 temas diferentes), o trabalho total seria 30X. 30 vezes maior. O problema: cada um desses cursinhos individualmente possuem um N bem menor de alunos. Ou seja: o custo é bem maior e o número de pessoas para diluir esse valor é menor. Resultado: o custo seria altíssimo e o Super Planner se tornaria inviável.
5. Como a FluidMed resolveu esse problema, então?
Nós criamos uma ferramenta de correspondência de temas. O aluno cadastra quaisquer temas que desejar e faz a correspondência desses temas com os temas do cursinho mais famoso, colocando um peso para cada tema de acordo com o seu banco de questões. Nosso sistema de correspondência irá alocar e classificar automaticamente cada um dos temas e predizer a importância absoluta do mesmo, que será utilizada para gerar recomendações de estudo desde a primeira revisão.
Como assim? Bem, vamos a um exemplo. Imagine que seu banco de questões possua os seguintes temas: TCE, trauma abdominal, trauma torácico, trauma pélvico, abordagem inicial do trauma e atendimento pré-hospitalar. No cursinho mais famoso, todos esses temas correspondente ao tema "Trauma". Você cadastra esses temas no Super Planner e faz essa correspondência, indicando o peso de cada um deles (temos uma aula só explicando como fazer isso).
6. É algo simples de fazer, então?
Não, não é algo simples. É necessária muita atenção e você provavelmente vai gastar várias horas na execução desse processo. Depois de cadastrar todos os seus temas, entretanto, não é mais necessário gastar tempo com isso. Se casualmente você está considerando não adquirir o Super Planner por causa disso, talvez o melhor seja realmente você não adquirir, falando de forma bem honesta. Nós valorizamos muito o aluno que sabe onde quer chegar e está disposto a investir tempo e energia nisso. Se fazer essa correspondência (e poder usar o Super Planner, que te permite subir 17 pontos extras na prova, em média, na análise dos alunos de 2023) é algo que você já está achando difícil, então talvez realmente o ideal seja você utilizar outras opções do mercado.
7. Posso me juntar com colegas para dividir a tarefa?
Claro, os próprios alunos criaram, inclusive, grupos para facilitar isso.
8. Ok, mas e o resultado, como fica?
Antes de falar do resultado, é necessário que o aluno entenda que, na prática, a falta de comodidade de ter que fazer a correspondência se traduz na possibilidade de usar um cursinho ou banco de questões mais em conta. Ou seja, a pessoa está trocando tempo por dinheiro, literalmente.
Sobre o resultado: os nossos alunos de 2022 chegaram ao fim do ano e não houve nenhuma diferença estatística de resultados entre os alunos que fizeram o cursinho mais famoso e que fizeram outros cursinhos. Lembre-se que todos esses alunos usavam o Super Planner, nós não sabemos se os alunos que não usam a ferramenta também apresentam a mesma performance, uma vez que não temos acesso aos dados deles.
9. Dúvidas adicionais?
Nos mande pelo WhatsApp (ícone na parte inferior da tela), será um prazer te atender por lá :)